terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aula 2 - Escala e Tempos Fortes e Fracos - turma 1

LIÇÃO 2 - Escala e Tempos Fortes e Fracos

Autor: Jeanrz@yahoo.com.br

Introdução

Na aula passada o conceito de musica e notas musicais e a composição da musica em melodia,

harmonia e ritmo, agora vamos aprofundar os conceitos e acrescentar mais informações.

*( é muito importante que você não tenha duvidas sobre esses fundamentos, se não entender algo é só perguntar - via e-mail, blog ou orkut)

1 - Escala: formadas normalmente por 7 notas, então eu uso apenas 7 notas

das 12 que existem.

*( a escala cromática usa todas as notas )

A escala mais simples e conhecida é a de dó maior, que é:

dó - ré - mi - fá - sol - lá - si - é uma escala maior

Observe agora a escala de lá menor

lá - si - dó - ré - mi - fá - sol - é uma escala menor

Veja que as mesmas notas que eu uso para formar a escala de dó maior eu uso para formar

a escala de lá menor.

Pergunta: Por que as mesmas notas formam escalas diferentes?

Vimos na aula passada que cada nota tem uma freqüência, a diferença da freqüência

da nota dó para a nota ré eu chamo de tom, a nota mi esta a 2 tons na nota dó.

Pergunta: Qual a menor distância de uma nota para outra?

Resposta: Na nossa musica a menor distância é a de meio tom.

Vamos analisar de novo a escala de dó maior

dó - ré - mi - fá - sol - lá - si

1 1 0,5 1 1 1 0,5 tons

Observe que da 3º para a 4º nota eu tenho meio tom

Vamos ver a escala de lá menor

lá - si - dó - ré - mi - fá - sol

1 0,5 1 1 0,5 1 1

Observe que o meio tom não esta na terça ou terceira, mas na segunda nota Isso cria um modificação sonora, as musicas feitas em escalas maiores parecem mais alegres e vivas as musicas em menor parecem tristes e introspectiva. O assunto sobre escalas é muito complexo e vamos sempre estar explorando esse tema.

Resposta: Embora as escalas tenham as mesmas notas as disposição de tons e semi-tons estão

diferentes (a ordem dos fatores “na musica” altera o produto).

2) O modo como ordeno seqüenciando as notas interfere diretamente na percepção musical,

da mesma forma a acentuação de força altera a percepção rítmica da musica.

Eu vou chamar binário a um compasso que tenha uma acentuação forte e uma fraca.

1 e 2 e 1 e 2 e 1 e 2 e 1 e 2

F f F f F f F f

F = Forte / f = fraco = isso é um samba

O compasso ternário tem um F e dois f

1 e 2 e 3 e 1 e 2 e 3 e 1 e 2 e 3

F f f F f f F f f

F = Forte / 2f = fraco = isso é uma valsa

O compasso quaternário tem um F e três f

1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4

F f f f F f f f F f f f

F = Forte / 3f = fraco = isso é um rock

Quando tocamos, violão, baixo, teclado, bateria ou percussão eu preciso esta atento aos

momentos forte da musica para que ela seja bem definida, se ela é uma samba, bossa nova,

regge, baião etc, são as acentuações que vão fazer a diferença.

Conclusão: vimos muita informação hoje, vimos a escala de dó maior e lá menor, vimos que o

ritmo é dado através da mudança de força quando eu toco, independente do instrumento.

(canginha) as cifras são usadas para simplifica a notação musical

As notas têm apelidos.

por exemplo é mais fácil eu escrever sol ou escrever G

dica: pegando as letras do alfabeto A até G temos

A - B - C - D - E - F - G

lá si dó ré mi fá sol

então as escala de dó maior nas cifras ficaria assim:

C - D - E - F - G - A – B, sempre em maiúsculo.

Duvidas é só perguntar

Perguntas

1 – Escreva todas as notas musicas de 1 oitava.

2 – Porque mesmas notas forma escalas diferentes.

3 – O que defini um compasso ternário? Como representá-lo.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário