sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aulas de musica MMNVC – 2011 – 1

Aulas de musica MMNVC – 2011 – 1

O que é som?

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos. Ou uma energia que se propaga em ondas.

Fontes sonoras

São os instrumentos que geram as ondas sonoras. Muitos corpos podem servir como fontes sonoras, todavia, há um pré-requisito indispensável para que ele funcione como tal: precisa ser capaz de vibrar. Para que um corpo seja posto em movimento vibratório é imprescindível que exista uma relação bem definida entre duas características importantes da matéria que o compõe: densidade e rigidez.

Quando tocamos um sino, ele vibra e faz vibra as moléculas de ar envolta do sino, cada molécula vibra a molécula seguinte até que a vibração das molécula de ar que estão em contado com nosso ouvidos vibrem também e percebemos o som do sino. O som no ar se propaga a 360 metros por segundo.

Qualidades do som

· Altura é a qualidade que nos permite classificar os sons em agudos(altos) e baixo(graves).

o Graves com a freqüência menor, mais "grossa", como a voz masculina.

o Agudos com a freqüência maior, mais "fina", como a voz feminina.

· Intensidade é a qualidade que nos permite um som forte de outro mais fraco, ou que podemos chamar de "volume".

o Forte de amplitude maior, como o ronco da motocicleta.

o Fraco de amplitude menor, como zumbido de um inseto.

· Timbre é a qualidade que nos permite distinguir os sons de mesma altura e de mesma intensidade, mas emitidos por fontes distintas.

MÚSICA E RUÍDO

Quando algum objeto vibra de forma completamente desordenada, dizemos que o som produzido por esta vibração é um RUÍDO, como por exemplo o barulho de uma explosão, um trovão. O ruído é o resultado da soma de um númeromuito grande de freqüências.

A diferença entre os sons musicais e outros quaisquer é que nos instrumentos musicais utilizamos apenas algumas dentre as inúmeras freqüências possíveis, que foram estabelecidas por convenção, constituíndo-se nas NOTAS MUSICAIS.

Quando um instrumento por alguma razão começa a produzir freqüências diferentes daquelas que estamos acostumados a ouvir, dizemos que o referido instrumento está DESAFINADO, precisando de um ajuste a fim de retornar a produzir sons na escala convencional.

A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma préorganização ao longo do tempo.

Rítmo = São movimentos fracos e fortes com intervalos regulares numa musica.

Melodia = Sucessão rítmica, ascendente ou descendente de sons simples, a intervalos diferentes e que encerram certo sentido musical.

Harmonia = São notas diferentes executadas juntas em conformidade ou em harmonia entre si formando uma cossonância lógica.

Freqüência

Freqüência significa o quanto alguma coisa se repete e se essa repetição é maior ou menor. Por exemplo, se alguém perguntar com que freqüência você faz aniversário, a resposta será uma vez ao ano. Se a pergunta é com que freqüência você vai à escola, ou ao serviço, a resposta pode ser cinco vezes (dias) por semana.

Nós vimos que o som é produzido por vibrações quanto mais rápidas for as vibrações, maior será a freqüência e mais agudo o som. Quanto mais lentas, menor será a freqüência, e mais grave o som.

Para termos uma noção melhor de freqüência, vamos comparar as notas musicais com suas respectivas freqüências.

Os instrumentos musicais são afinados com referência na nota lá (A) da oitava central, cuja freqüência é de 440Hz.

NOTAS MUSICAIS

Notas musicais são sinais que representam a altura do som musical. Apesar de serem inúmeros os sons empregados

na música, para representá-los bastam apenas sete notas:

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI no inglês: C – D – E – F – G – A – B

Com sete nota temos uma escala. Mas nossa musica usa o total de 12 notas.

DÓ – DÓ# – RÉ – RÉ # – MI – FÁ – FÁ # – SOL – SOL # – LÁ – LÁ # – SI

Dó = C, Ré = D, Mi=E, Fá=F, Sol=G, Lá=A, Si=B,

# significa = sustenido, aumenta a nota em meio tom

B significa= bemol, diminui a nota em meio tom.

Perguntas de avaliação

1) Qual a diferença entre musica e ruído?

2) Quais as propriedades do som?

3) Quais os componentes básicos da música?

4) Quais são as notas musicais?

5) Em qual faixa de freqüência esta seu instrumento?


2 comentários:

  1. Exercício 1° aula
    1)Qual a diferença entre música e ruído?
    Nos ruídos há vários tipos e quantidades de frequências enquanto que na música as frequências estão em pouca quantidade e restritas às notas musicais.
    2) Quais as propriedades do som?
    Altura, duração, intensidade e timbre.
    3) Quais os componentes básicos da música?
    Ritmo, melodia e harmonia.
    4) Quais são as notas musicais?
    Ao total são sete, mas com os acidentes o número sobe para doze: DÓ - DÓ# - RÉ – RÉ# - MI – FÁ – FÁ# - SOL – SOL# - LÁ – LÁ# - SI.
    4) Em qual faixa de frequência está seu instrumento?
    No caso da bateria a altura é definida pela peça da mesma a ser tocada e não pela nota (que define apenas a duração), dessa forma, a frequência dependerá da peça que será tocada e do tipo de baqueta utilizado para tocar a peça, podendo ter maior frequência ao tocar-se um prato e menor frequência ao tocar-se um ton.

    ResponderExcluir